COLESTEROL E ATEROSCLEROSE

COLESTEROL E ATEROSCLEROSE

Ouvimos falar muito sobre colesterol “bom” e “ruim”, mas realmente não se explica a origem e significado destes adjetivos ( bom ou ruim).

O colesterol é uma substância gordurosa encontrada em todas as células de nosso corpo, podendo ter duas origens, uma produzida pelo nosso próprio corpo (endógena) e outra adquirida através dos alimentos (exógena).

Enquanto o colesterol “ruim” (LDL) excedente no nosso corpo facilita o depósito de gordura nos vasos sanguíneos, o colesterol “bom” (HDL) faz o inverso, promove a retirada do excesso da gordura depositada, inclusive das placas formadas nas paredes arteriais.

Quando o nível de colesterol “ruim” apresenta-se elevado, pode estar associado ao acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos, formando assim placas de colesterol, processo este denominado de aterosclerose, que com, a lesão da parede dos vasos promoverá a diminuição e possível obstrução do fluxo sanguíneo e consequentemente redução do aporte de oxigênio aos tecidos.

Se os vasos atingidos pelas placas de colesterol forem às artérias coronárias  (artérias do coração), pode ocorrer como resultado o IAM (Infarto Agudo do Miocárdio). Se a obstrução for causada pela presença das placas nos vasos cerebrais, pode desencadear um AVE (Acidente Vascular Encefálico).

Fique atento! 

Ana Paula S. Vendruscolo COREN 150862

« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo