Consumo de peixe e seus benefícios.

Consumo de peixe e seus benefícios para a saúde

Hoje em dia não tem quem não saiba que o peixe é um alimento nutritivo e que deve fazer parte de uma alimentação saudável intercalado com outros tipos de carnes como bovina, suína e aves. Mas, apesar da grande extensão do litoral brasileiro, a ingestão de peixes no Brasil ainda é muito pequena.

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008-09, o consumo anual de peixe do brasileiro é de 9kg. Já Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de 12kg de pescado ao ano.

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, a ingestão regular de pescado fresco, no mínimo duas vezes por semana, oferece aminoácidos essenciais, que ajudam a formar as proteínas, necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também fontes importantes de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais, fundamentais ao bom funcionamento do organismo. As substâncias contidas no pescado apresentam baixo teor de gordura quando comparado às outras carnes.

Além de ser fonte de proteína, o peixe apresenta uma série de vantagens à saúde. Sua principal ação seria anti-oxidante e ainda, estudos realizados, demonstram que os peixes tem grande participação na prevenção de doenças cardiovasculares e no aumento da qualidade de vida das pessoas que ingerem esse alimento frequentemente. Os peixes, principalmente os de águas profundas como o salmão e o atum, são fonte de ácidos graxos ômega-3 que tem a propriedade de aumentar o colesterol “bom” (HDL) e diminuir o colesterol “ruim” (LDL). Com isso há o fator de proteção a doenças cardiovasculares, principalmente infarto e derrame.

Outra grande vantagem dos peixes em relação às carnes de boi e porco é a facilidade de preparo: os frescos cozinham em pouquíssimo tempo e podem ser usados em diversas preparações, como ao molho, empanado, assado, ensopado, cozido, grelhado, frito e até mesmo cru - desde que seja proveniente de um fornecedor que possua boas condições higiênico-sanitárias e seja de confiança.

Por causa de todas as vantagens descritas, incluir ou aumentar o consumo de peixes é uma boa atitude para obter os benefícios que os seus nutrientes essenciais fornecem.

Deise Portz – CRN-2 6908

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