Dicas de Saúde

 

DICAS DE SAÚDE

 

De que forma realmente entendemos a saúde? Como a simples ausência de sinais ou sintomas que refletem uma patologia, ou vamos um pouco mais além e saúde representa um conjunto de cuidados que nos leva à constante busca do bem estar físico, emocional e social? E qual é a nossa contribuição, a nossa participação para que possamos usufruir desse bem estar biopsicossocial? Certamente não é um pacote pronto... não vem em um kit e nem em um ship... Vamos precisar de conhecimento, ciência, vontade e principalmente, determinação  para alcançar tal resultado. Seguem então, algumas dicas para que possamos olhar um pouco melhor para nós mesmos, e com o mesmo carinho  com que cuidamos do outro, possamos cuidar de nós mesmos.

- Tome ciência de sua situação atual sob o ponto de vista físico, mental, social e espiritual. Exames médicos, condições vitais, exames de rotina... quando foi seu último Check up?

- Existem fatores de risco para algumas doenças, em especial as doenças cardiovasculares, portanto:  como está seu peso?  E sua Pressão Arterial?  Você já viu a campanha “Eu sou 12x8”? e suas atividades físicas? Você não é sedentário, não? E sua alimentação? Vejamos então algumas questões:

1.     Mantenha uma alimentação saudável. Frutas, verduras, grãos integrais, equilíbrio entre os nutrientes favorecem a boa nutrição. Procure um nutricionista, participe de programas  formados por profissionais de saúde que estejam engajados na busca de uma vida mais saudável. Economize em alimentos salgados, embutidos, enlatados...

2.     Deixe o sedentarismo de lado... levante-se do sofá... mexa o corpo... caminhe, dance...3x por semana, por 20 minutos... os exercícios aeróbicos fazem com que o sangue circule sem aperto e ainda espantam o estresse.

3.     Evite o cigarro e o abuso do álcool.

4.     Considere a obesidade um risco, especialmente quando concentrada na região abdominal.

5.     Jogue um balde de água fria na ansiedade e no estresse. Respire fundo, tome consciência de sua respiração. Faça 3 respirações profundas e você verá como a sintonia vai adquirindo espaço.

6.     Renove-se... Durma para recuperar-se, alimente-se adequadamente para ter energia... renove suas células, renove suas idéias, pensamentos e sentimentos, de modo a perceber a vida por um outro ângulo...

7.     Beba muita água... você terá menos vontade de comer doces, de fumar, de beber, de roer unhas...

8.     Procure o equilíbrio emocional... harmonize suas emoções, concilie situações reais e situações ideais de forma harmoniosa... evite a sobrecarga com  multitarefas que consumam todo o seu tempo e sua energia.

9.     Reorganize-se naquilo que for necessário.

10.           Mantenha uma atitude positiva – Atitudes positivas podem fortalecer seu sistema imunológico e aumentar sua auto estima, fundamentais para a busca do equilíbrio e da realização profissional.

11.           Evite generalizações... mude o foco quando necessário e valorize as realizações – apare as arestas, remova as farpas e as palavras duras... respire fundo.

12.           Faça seus exames periódicos e cheque suas imunizações.

13.           Cultive a espiritualidade, seja qual for seu formato, pois ela empresta um significado mais profundo à vida e faz aceitar a fragilidade humana.

14.           Cultive relacionamentos profundos e saudáveis. Sinta-se parte de grupos, parte de um todo... ajude os outros... você vai receber muito mais.

15.           Por fim...seja feliz, valorize cada momento em sua intensidade, compartilhe seus sentimentos e emoções...

   Tenha um excelente dia!

Enfª Maria Bernadete Kranz

« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo