Bons hábitos no inverno

Bons hábitos no inverno

   O inverno nos proporciona temperaturas mais frias e dias mais curtos, com isso, muitas vezes deixamos de lado nossos hábitos saudáveis e os quilos indesejáveis aparecem sem a gente perceber.
    Durante esta época, onde nossas temperaturas beiram a marca de 0º, os nossos hábitos mudam: diminuem as pessoas nas ruas; parece que a cidade começa a hibernar; os programas se tornam mais caseiros como olhar televisão, jantar com os amigos e tomar um bom vinho; as atividades são deixadas para quando o tempo esquentar.
    Nosso organismo também se altera, adaptando-se ao novo clima. Requer uma quantidade maior de alimentos para prover o aquecimento do corpo e não raro, "quer" fazer uma reserva de gordura, igualmente para proteger o indivíduo do frio.
   A inatividade típica deste período, somada à necessidade orgânica de maior consumo de alimentos, favorecendo o apetite, normalmente resultando em quilos extras, quando seria exatamente a época ideal para perder peso, considerando a maior demanda de energia do organismo que contribuiria para isso.
    Para manutenção de nosso peso, é importante uma alimentação balanceada, diversificada e em horários previamente estabelecidos. Além disso, a atividade física é ideal para aquecer e espantar a preguiça que está querendo se instalar.
    Uma boa dica para a alimentação diferenciada de inverno é a utilização de legumes e verduras nas preparações, juntamente com os cereais integrais que transmitem a sensação de saciedade e reduzem o impulso por alimentos tido como petiscos.
    É possível utilizar bebidas quentes como o chá de ervas e o café, evitando, assim, chocolates quentes e bebidas alcoólicas que trazem consigo outros problemas orgânicos. Lembra-se que mesmo com a menor apetência para água, é necessário continuar ingerindo líquidos, mesmo que seja sob a forma de chás quentes, uma vez que estes hidratam o organismo, mantém o equilíbrio e ajudam no tratamento das gripes e resfriados, tão comuns nesta época do ano.
    Então, neste inverno, vamos fazer diferente, vamos nos mexer mais, comer de forma regrada e evitar alimentos excessivamente calóricos. Desta forma haverá menos motivos para nos preocuparmos com o ganho de peso extra.

Alice Beuren
CRN2 7634
 

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