A Amamentação e a Fonoaudiologia

A Amamentação e a Fonoaudiologia

    Para os fonoaudiólogos, amamentar o bebê significa também prepará-lo para falar, já que o aleitamento materno promove o crescimento osteomuscular harmonioso, equilíbrio da musculatura oral, arcadas dentárias, língua e estimula a respiração nasal. Pode-se dizer que aleitamento materno é a academia do bebê. Para que haja um bom padrão articulatório, é necessária uma estimulação desde o nascimento. As estruturas envolvidas no ato de sugar serão as mesmas estruturas utilizadas mais tarde para mastigar e falar.
   O posicionamento adequado do bebê durante a amamentação é muito importante para que haja uma pega correta e não machuque os mamilos. A mãe deve sentar de forma confortável em um ambiente mais tranqüilo quando possível, apoiar o braço que vai segurar a cabeça do bebê em um ângulo de 90 graus e levar o seu filho até a mama, nunca a mama até ele. Não segurar a mama com os dedos em formato de tesoura. O bebê deve ficar um pouco inclinado, com sua cabeça mais alta que o corpo, sua barriga bem virada e próxima a barriga da mãe e a boca deve estar bem aberta para abocanhar todo o mamilo e parte da aréola.
   DICA: Hidratar seu mamilo é importante para que não haja fissuras, por isso, extraia algumas gotas do seu próprio leite, passe sobre eles e deixe-os secar, repita esse procedimento após o banho e antes e depois de cada mamada.
   A amamentação no seio também beneficia a criança em relação ao aspecto nutritivo e estabelece o vínculo entre mãe e filho, além disso, as mães passam a ter reduzido risco de câncer de mama, útero e ovário e recuperam a forma física mais rapidamente, pois quando ela está amamentando o útero se contrai, diminuindo assim de tamanho, além de ser prático e econômico.
   Depois de saber de todos esses benefícios que a amamentação proporciona para mãe e filho, amamente seu bebê exclusivamente no peito pelo menos até os seis meses de vida.

Fonoaudióloga Joanna Moraes Telles
CRFª/RS 9260
 

« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo