Teste da orelhinha

Teste da orelhinha

Como está a audição do seu bebê? Faça o Teste da Orelhinha e descubra! Desde o dia 2 de agosto de 2010 o Teste da Orelhinha se tornou obrigatório e gratuito por lei. O exame é realizado preferencialmente no primeiro mês de vida do bebê no Hospital Estrela pela fonoaudióloga Joanna Moraes Telles, sendo que o mesmo está disponível para a população local e para mais 22 municípios. Para realizar o teste da orelhinha entre em contato com o Hospital pelo fone (51) 3712.1333 e agende um horário.

O Teste da Orelhinha é tão importante quanto o Teste do Pezinho. Fique atento! Uma boa audição é fundamental para aquisição e o desenvolvimento de fala e linguagem.

O objetivo do exame também chamado de Triagem Auditiva Neonatal (TAN), é detectar precocemente a deficiência auditiva, possibilitando assim se necessário, uma intervenção precoce até os 6 meses de idade que proporcionará à criança com alteração um desenvolvimento de fala e linguagem próximo da normalidade.

O exame é realizado com o bebê em sono natural, é indolor e com duração de aproximadamente 10 minutos. Através de uma pequena sonda são emitidos estímulos sonoros de fraca intensidade no canal auditivo do bebê, sendo que esta sonda capta a resposta das células, amplifica e registra os estímulos. Se o bebê passar no teste significa que ele está escutando bem. Caso contrário deve ser reavaliado em 15 dias. Se no reteste falhar novamente o bebê será encaminhado ao médico otorrinolaringologista para exames complementares. 

DICAS:

- 0 a 6 meses: O bebê se assusta, chora ou acorda com sons intensos e repentinos. Reconhece a voz materna e procura a origem do som.

- 6 a 12 meses: Localiza os sons de seu interesse prontamente e reage a sons suaves. Reconhece seu nome quando chamado. O balbucio (som que o bebê produz) se intensifica.

- 12 a 30 meses: inicia as primeiras palavras e utiliza sentenças simples (ex: dá bola).

Observe seu bebê e qualquer dúvida pergunte ao seu pediatra, peça também a ele que encaminhe seu filho para o Teste da Orelhinha.

Lembre: O estímulo á pronúncia correta das palavras é fundamental para o aprendizado das crianças.   

Joana Telles – Fonoaudióloga

« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo