Informações ao Usuário

MANUAL DO PACIENTE

O HOSPITAL ESTRELA  tem a sua filosofia de amor à vida, num princípio da espiritualidade Franciscana, concretizado no carisma da nossa fundadora, Madre Madalena Damen, e através da sua vida e de suas seguidoras busca acolher e servir a todos, com simplicidade, ternura, perseverança, confiando no Deus que cuida.

ACOLHIDA

Você permanecerá alguns dias conosco. Nós estamos trabalhando para que sua passagem por nosso Hospital seja satisfatória.

Desejamos que você receba um atendimento adequado e eficiente. Vamos oferecer-lhe todos os nossos recursos humanos e tecnológicos, no sentido da sua rápida recuperação.

Caso tenha alguma dúvida, procure ajuda da nossa equipe de Enfermagem, de nosso Serviço  Social ou da Administração do Hospital.

Nós estamos aqui a seu serviço e você é muito importante.

HUMANIZAÇÃO

O Hospital Estrela, além de preocupar-se com a sua saúde, preocupa-se também com as suas dimensões psicológica e espiritual.

Portanto, colocamos à disposição dos pacientes e seus familiares uma equipe orientada pelas Irmãs.

Desta equipe também participam os Agentes da Pastoral e  da Solidariedade, Religiosos e Assistente Social que visitam os pacientes internados.

Respeitando sua liberdade religiosa, desejamos, apenas, prestar-lhe completa assistência pessoal como ser humano.

Independente das visitas regulares a todos os pacientes internados, você pode solicitar um atendimento especial através de um chamado. Peça à equipe da enfermagem que faça esse contato.

TIPO DE ACOMODAÇÕES

- Enfermaria;

- Semi-privativo;

- Apartamento simples;

- Apartamento luxo;

- Suíte;

- UTI neonatal e adulto.

DIÁRIAS

As diárias encerram-se às 12 horas. Após esse horário, será cobrada nova diária.

Obs.: A alta só ocorrerá com a assinatura do Médico Assistente, após a liberação da Enfermagem e do Caixa.

ACOMPANHANTES

O acompanhante deverá ser prescrito pelo Médico e autorizado pelo convênio. Em não havendo  autorização, será cobrada a diária ou taxa de acompanhante.

As refeições para acompanhantes (não incluídas na diária) poderão ser solicitadas no serviço de copa do andar, até às 9 horas para almoço e até às 15 horas para o jantar.

Acompanhantes de pacientes do SUS, que desejarem almoçar, podem comprar ficha de almoço no caixa.

Lembramos que o paciente precisa de repouso, por isso o acompanhante deve ser alguém que inspire segurança e bem estar ao mesmo, devendo haver o cuidado com pessoas que não sejam de referência para o paciente.

HORÁRIO DE VISITAS

- UTI Adulto: Diariamente das 10h 30min às 11h e das 16h 30min  às 17h, sendo permitido 2 (duas) pessoas por horário de visita, sendo que estas deverão visitar o paciente separadamente. As informações sobre o paciente serão fornecidas pelo médico plantonista somente após o término do horário de visita da manhã. Em caso de intercorrência na unidade, o horário de visita poderá ser alterado ou suspenso. assim como, as informações poderão ser repassadas somente à tarde. É OBRIGATÓRIO lavar as mãos ao entrar e ao sair da unidade, bem como manter o celular desligado durante a visita.

- UTI Neonatal: Das 15h às 15h 30min, 2 (duas) pessoas acompanhados sempre do pai ou da mãe. Em caso de intercorrências na unidade, a visita poderá ser suspensa. Pai e mãe tem acesso liberado em qualquer horário do dia, mediante liberação de entrada pelo interfone, exceto nos momentos de passagem de plantão (das 6h 45min às 7h, das 12h 45min às 13h e das 18h 45min às 19h), de intercorrências e realização de exames, nos quais serão solicitados a se retirar.             

As informações serão fornecidas somente aos pais ou representantes legais dos pacientes, pela Chefia Médica e Rotineira Matutina, às 11h de segunda-feira a sexta-feira e pela Rotineira Vespertina, às 17h de segunda-feira a sexta-feira. Nos finais de semana serão fornecidas às 13h pelo plantão médico.

O uso do telefone celular não é permitido dentro da unidade, devendo os mesmos serem desligados ao entrar na unidade ou deixados do lado de fora. É OBRIGATÓRIO lavar as mãos ao entrar e ao sair da UTI.

- Enfermarias: Diariamente das 11h às 14h e das 16h às 18h, 1 (uma) pessoa por vez com revezamento.

- Quartos Semi-privativos: Diariamente das 10h às 18h, 2 (duas) pessoas por vez com revezamento.

- Quartos Privativos – Apartamentos - Suíte: Diariamente das 10h às 20h, 2 (duas) pessoas por vez com revezamento.

- Saúde Mental: Diariamente das 16h às 17h, 1 (uma) pessoa por vez com revezamento.

Obs.: A permanência após às 20h será cobrada como taxa de acompanhante.

Todo e qualquer visitante deverá usar um cartão com identificação do leito e quarto que visitará. O acesso e a saída dos visitantes, das 7h às 19h, será pela Portaria de Internação e após às 19h pelo Pronto Socorro.

É indispensável a colaboração dos visitantes para a preservação do silêncio no âmbito hospitalar.

Visitas de Crianças: A visita de menores de 12 anos não é permitida. A criança tem direito de preservação e proteção à integridade física, psicológica e moral.

INFORMAÇÕES SOBRE PACIENTES

Informações sobre o estado de saúde dos pacientes serão fornecidas somente pelo Médico Assistente.